Projeto Horta de Todos
A Horta de Todos é um espaço que pertence ao Centro de Paralisia Cerebral de Beja, situa-se a mais ou menos 1km de Beja, neste momento na Horta desenvolvem-se atividades complementares com os nossos utentes, nomeadamente a Atrelagem Adaptada, Hipoterapia, Equitação Terapêutica e Terapia em Meio Aquático (no verão!), este espaço tem 11ha, contudo apenas 3ha estão afetos as estas atividades.
Pretendemos reabilitar este espaço magnifico e criar vários espaços que nos vão apoiar no apoio transversal a várias valências.
Atualmente já se encontra a decorrer a pintura da estrutura exterior do edifício, este trabalho só é possível porque contámos com o valioso contributo da LTintas de Beja, União de Freguesias de Salvador e Santa Maria da Feira, União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista que nos forneceram as tintas para que este trabalho fosse exequível. A ornamentação exterior com plantas é um contributo da Câmara Municipal de Beja que posteriormente também vai ser executado.
Este projeto da Horta de Todos é arrojado mas vai avançando dentro das nossas possibilidades e no ritmo que as ajudas da comunidade chegam até nós. Neste espaço digital faremos sempre a atualização das fases dos trabalhos que vão sendo executadas, assim como a atualização da necessidade dos materiais/equipamentos bem como referir os parceiros que nos ajudam na medida daquilo que lhes é possível e que para nós é sempre bem vindo.
Fase 1 do Projeto, consulte aqui.
Conheça com mais detalhe os espaços que pretendemos criar/requalificar.
Projetos em Desenvolvimento
Neste momento, encontra-se em desenvolvimento uma pequena Horta Pedagógica, onde se pretende:
- Despertar o interesse dos utentes para o cultivo da horta conhecimento do processo de germinação/plantação e crescimento das plantas.
- Dar a oportunidade aos utentes que possuem capacidades para o fazerem de cultivarem plantas que, posteriormente podem ser utilizadas no Atelier da culinária, na Escola de Ensino Especial
- Promover a estimulação sensorial característica deste contexto.
- Estimular os utentes a construírem o seu próprio conhecimento em contexto real.
Este projeto encontra-se a ser desenvolvido para já pela Equipa da Escola de Ensino Especial, Alunos, Docentes e Pessoal Não Docente assim como a preciosa ajuda dos nossos colaboradores responsáveis pelo espaço.
A sala de condição física é outro espaço que visa apoiar os utentes e tem como objetivo:
- Fortalecimento muscular polisegmentar;
- Fomentar a autonomia dos utentes na concretização do seu plano de exercícios;
- Promover a socialização entre os utilizadores deste espaço;
- Capacitar os utentes no comprimento das rotinas propostas para a utilização deste espaço.
Nesta sala temos alguns equipamentos que foram gentilmente doados por o KettClub, continuamos a precisar de mais material de fortalecimento, nomeadamente: passadeira elétrica, espelho, pedaleira elétrica, espaldar e therabands.

Outro espaço que se pretende criar é uma sala de acompanhamento terapêutico polivalente (estimulação e integração sensorial, apoio terapêutico individualizado) de forma a:
- Proporcionar um ambiente agradável através da estimulação multissensorial;
- Desenvolver o treino de competências relacionadas com a autonomia e independência nas AVD’s e AVDI’s (fazer a cama, dobrar a roupa, vestir/despir, etc…);
- Encorajar o relaxamento, a exploração e a comunicação;
- Promover a sensação de bem-estar e fortalecimento da auto-estima;
- Diminuir a frequência e a gravidade do comportamento sintomático (por exemplo, tensão, ansiedade e agitação);
- Proporcionar oportunidades para a expressão emocional.
Todos estes objetivos trabalhados num contexto onde os sons da natureza possuem um efeito “restaurador” para a mente, acreditamos que os benefícios superam qualquer constrangimento, e é por isso que nos mantemos empenhados em trabalhar para conseguirmos o material necessário para colocar este projeto a funcionar que tem tanto de benéfico como de desafiador.
Material Necessário: skate, espelhos, coluna de bolhas, trampolim, projetor de luzes, espaldar, tapete modular em esponja para chão e marquesa neurológica.

As Atividades de Vida Diária e as Atividades de Vida Diária Instrumentais, também chamadas AVD’s e AVDI’s, são as tarefas que cada indivíduo realiza diariamente, são atividades que proporcionam a estes utentes a oportunidade de aprenderem / reaprenderem a desempenhar de forma adequada e adaptada as atividades que encontram no seu dia a dia, dando-lhes o máximo de funcionalidade e autonomia, para que consigam ser o mais independentes possível.
É de referir a importância da autonomia na realização das AVD’s e AVDI’s, para que seja possível a sua inclusão na sociedade.
Nesse sentido, pretendemos criar um espaço com uma cozinha adaptada, com espaço e equipamentos que facilitem as tarefas deste público. Também pretendemos com este espaço realizar avaliações de produtos de apoio para a alimentação e preparação de refeições.
Temos contado com a ajuda da comunidade, as adaptações estão a ser feitas pela empresa ConcretoTotal, a placa de indução foi um valioso contributo da Miele, o equipamento para o treino das AVD´s foi adquirido através de um contributo da Câmara Municipal de Beja, os tachos de indução foram gentilmente doados pela Beja Lar, o forno Elétrico foi doado pela AEG- Eletrolux, mas continuamos a precisar de outros materiais, tais como: Placa de Indução, Tachos de Indução, Forno elétrico, Frigorifico, Azulejos Brancos, um candeeiro para o teto e espelhos para os interruptores.
Relembramos que qualquer contributo pode ser traduzido num recibo de donativo!
Se acha que de alguma forma se pode juntar a nós neste projeto, contacte-nos através do 284 311 210 (Olga Ramos) ou do email gcicpcbeja@gmail.com.
Contamos com o apoio de Todos!
PARCEIROS DO PROJETO: