História

O CPCB é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que nasceu no ano de 1982.

Desde esse momento até Dezembro de 1992 funcionou em instalações provisórias cedidas pelo Centro Regional de Segurança Social, mas que apresentavam inúmeras barreiras arquitetónicas para os seus utentes.

Foi a partir de 1993 que o CPCB passou a funcionar em instalações próprias construídas de raiz, em terreno cedido pela Câmara Municipal de Beja, tendo em vista a adequada satisfação das necessidades dos utentes.

Desde sempre o CPCB baseou a sua política em atingir a excelência na prestação de serviços aos seus clientes.

De imediato, começou a alargar as suas atividades. À Intervenção Precoce; apoios de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia; Recreação e Desporto; Serviço Social; Apoio Domiciliário; Centro de Atividades Ocupacionais e Formação Profissional, juntou-se a Escola de Educação Especial e iniciaram-se os procedimentos para a futura criação de um Lar de Apoio e Residencial.

No ano de 1994 o CPCB tinha inscritas 629 crianças e jovens, dos quais cerca de um terço eram portadores de Paralisia Cerebral ou Multideficiência, dos distritos de Beja, Évora e Setúbal, deslocando-se com regularidade às instalações da instituição.

Desde então as referidas valências e apoios terapêuticos continuaram a funcionar apoiando crianças e jovens da região.

Atualmente, a missão do CPCB é atuar no âmbito da Prevenção, Habilitação e Reabilitação de crianças, jovens, adultos e suas famílias, com problemas neuromotores, afins e outros, nas áreas da Saúde, Terapêutica, Educação, Ação Social e Socioprofissional, dando resposta às necessidades existentes na comunidade.