WePlay2

O Centro de Paralisa Cerebral de Beja, em breve, terá acesso aos materiais necessários para dar continuidade ao projeto Weplay2. Estes materiais são o software Grid3, duas câmaras para o controlo pelo olhar PC Eye mini, dois computadores híbridos e um tablet.

O Software Grid3 é um software específico para utilizadores com limitações neuromotoras, cognitivas ou de fala. A sua utilização, facilita, maioritariamente, os clientes nas várias respostas sociais da nossa instituição.

O PC Eye Mini é uma câmara que permite aos utilizadores com limitações neuromotoras, o acesso ao computador através do olhar. Este equipamento destina-se essencialmente a pessoas que não conseguem utilizar os membros superiores (por exemplo, tetraplégicos ou pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica) ou com graves limitações neuromotoras (por exemplo, pessoas com paralisia cerebral) permitindo acessibilidade ao computador através do olhar.

Estes materiais vão ser adquiridos com o apoio da Fundação Altice Portugal, uma fundação que promove de forma única, em Portugal, as boas práticas da inclusão digital, de modo particular nos contextos escolar, profissional e social, disponibilizando um conjunto de produtos, serviços e soluções tecnológicas para pessoas com incapacidade.  

No final de 2019, a Fundação Altice lançou o Programa Inclui, que tem como objetivo tornar os dispositivos móveis e computadores acessíveis, tornar a comunicação acessível e melhorar as condições de vida e a autonomia das pessoas com incapacidade. O programa divide-se em três grandes áreas: 1. Serviços – Benefícios no custo das mensalidades dos serviços MEO, para pessoas com incapacidade; 2. Produtos – Benefícios no custo de produtos líderes de mercado que permitem a acessibilidade digital ao computador, telemóvel, tablet e à comunicação aumentativa. 3. Soluções – Soluções tecnológicas e serviços desenvolvidos por iniciativa da Fundação Altice e disponíveis gratuitamente a todos os que delas necessitem.

Saiba mais aqui.

Com a aquisição destes equipamentos e materiais pretendemos estimular e desenvolver capacidades dos nossos clientes que de outra forma não seria possível e assim continuar a nossa missão.